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20 de Abril de 2024

STF suspende norma de município do PR que proíbe ensino sobre gênero e orientação sexual

Publicado por Perfil Removido
há 7 anos

STF suspende norma de municpio do PR que probe ensino sobre gnero e orientao sexual

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar em Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 461) para suspender dispositivo de lei de Paranaguá (PR) que proíbe o ensino sobre gênero e orientação sexual nas escolas do município. Em sua decisão, o ministro considerou plausíveis as alegações trazidas nos autos, bem como estar configurado o perigo de demora, uma vez que a norma impugnada “promete o acesso imediato de criança, adolescentes e jovens a conteúdos pertinentes à sua vida íntima e social, em desrespeito à doutrina da proteção integral”.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, autor da ação no STF, alegou que a Lei 3.468/2015, a qual aprova o plano municipal de educação, veda, na parte final do inciso X do artigo 3º, a adoção de políticas de ensino que tendam a aplicar a ideologia de gênero, bem como o uso dos termos “gênero” e “orientação sexual” nas escolas. O dispositivo, para Janot, contraria diversos preceitos constitucionais, como o princípio da construção de uma sociedade livre, justa e solidária; o princípio da igualdade; da vedação à censura em atividades culturais; a laicidade do Estado; o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas; entre outros. Viola, ainda, a competência privativa da União para legislar sobre diretrizes e bases da educação nacional.

Em análise preliminar do caso, o ministro Barroso concordou com os argumentos apresentados pelo procurador-geral. Para o relator, a proibição de tratar de conteúdos em sala de aula sem uma justificativa plausível conflita com os valores citados da ADPF, além de impor aos educandos o desconhecimento e a ignorância sobre uma dimensão fundamental da experiência humana, e impedir que a educação desempenhe seu papel fundamental de transformação cultural e de promoção da igualdade.

A transsexualidade e a homossexualidade são um fato da vida que não deixará de existir por sua negação e que independe do querer das pessoas, salientou o ministro. E a educação é o principal instrumento de superação da incompreensão, do preconceito e da intolerância que acompanham esses grupos ao longo de suas vidas. “Impedir a alusão aos termos gênero e orientação sexual na escola significa conferir invisibilidade a tais questões. Proibir que o assunto seja tratado no âmbito da educação significa valer-se do aparato estatal para impedir a superação da exclusão social e, portanto, para perpetuar a discriminação”, ressaltou.

Inconstitucionalidade formal

O ministro Roberto Barroso lembrou ainda que a Constituição Federal de 1988 prevê a competência privativa da União para dispor sobre as diretrizes e bases da educação nacional. Segundo o relator, a Lei 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases de Educação), editada pela União, estabelece como princípios o respeito à liberdade, o apreço à tolerância e a vinculação entre educação e práticas sociais. “Ainda que se viesse a admitir a possibilidade do exercício de competência suplementar na matéria, seu exercício [pelo município] jamais poderia ensejar a produção de norma antagônica às diretrizes constantes da Lei 9.394/1996”, ressaltou.

A decisão liminar será submetida ao Plenário, para referendo.

Fonte: STF

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2 Comentários

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Ridículo isso! Quer dizer que orientação moral das crianças, não será mais dos pais, e, sim do estado. Absurdo! A Declaração Universal garante que educação moral e religiosa são dos pais!

STF: Vergonha nacional. continuar lendo

A orientação moral das crianças, é sim dos pais.

Mas, a criança deveria ter a oportunidade de ter informações, e tirar dúvidas que muitas vezes,
não podem, ou não teem a liberdade de tirar em casa com os responsáveis. Seja por conduta religiosa ou moral não é certo negar a criança o acesso a informação, que sendo sincera, eles irão ter acesso em alguma hora. Não seria melhor se o acesso fosse em um ambiente estruturado, e seguro? Onde a criança teria todo suporte necessário para tirar duvidas sem resguardas?

O acesso a essas informações pode ajudar a criança a entender, e também a SE entender, se assim for o caso.

O que o Estado quer introduzir não deve ser visto como uma influencia moral, e sim uma máteria na escola, com o único objetivo de informar os alunos.

Deixando assim, a questão religiosa e orientação moral para os pais, como assim foi dito. continuar lendo