Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Desembargador fará atendimento remoto via Skype a advogados

Publicado por Perfil Removido
há 7 anos


Uma medida aparentemente simples, mas de importante alcance social, será inaugurada pelo desembargador José Arthur Filho, integrante da 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Geris (TJMG): o uso do aplicativo Skype, no gabinete dele, para o atendimento remoto a advogados. A medida cria um canal rápido e direto entre o magistrado e esses profissionais, gerando economia de tempo e dinheiro e ampliando o acesso pleno à Justiça.

O canal via Skype estará à disposição dos advogados, que, ao invés de se deslocar até o TJMG para entrega de memoriais e audiência com o desembargador, poderão optar pela via on line. “Dada a dimensão continental de Minas Gerais e mesmo do Brasil, e, desta forma, sistematicamente, recebendo advogados das mais distantes localidades para audiências de apenas cinco ou dez minutos, nos veio a ideia de facilitar essa interlocução lançando mão de uma ferramenta barata, simples e acessível a todos os profissionais do direito, que é o Skype”, conta o magistrado.

Além de proporcionar economia de tempo e dinheiro aos advogados, e celeridade nos atendimentos, o desembargador avalia que a ferramenta “terá o condão de democratizar esse atendimento, uma vez que os advogados mais simples, que patrocinam demandas menos expressivas, como aquelas ligadas à justiça gratuita, poderão, com a medida, ter acesso a esse atendimento remoto, o que atualmente não é viável, pois hoje as audiências são realizadas somente na forma presencial”.

Uma consequência imediata da medida será a aproximação entre o Tribunal mineiro e o jurisdicionado, “criando um canal de colaboração com o advogado e a própria parte, com o que ficam prestigiados e exaltados os princípios da economia, celeridade e eficiência, hoje tão reclamados pela sociedade”, acrescenta o desembargador. Ao longo do tempo, o número de audiências realizadas e a economia de tempo e financeira proporcionados pela ferramenta serão medidos. O objetivo é gerar “um diagnóstico objetivo e preciso da eficiência deste novo ‘canal de voz’, bem assim a satisfação dos usuários quanto a este moderno serviço”, conta o magistrado.

Pioneirismo em Minas

Pioneira em Minas, a portaria do gabinete do desembargador José Arthur Filho que instituiu o atendimento a advogados via Skype foi inspirada em experiências anteriores, adotadas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e pelo Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJMG). No Judiciário matogrossense, a inovação partiu da desembargadora Clarice Claudino da Silva, que vem adotando a ferramenta desde 26 de junho último. “Boas ideias precisam ser replicadas”, observa o desembargador José Arthur Filho.

O magistrado ressalta que a adoção da ferramenta pelo gabinete dele não acaba com o atendimento presencial, que continuará acontecendo. “Apenas amplia a possibilidade de comunicação minha com os advogados, em prol de uma prestação jurisdicional mais efetiva, célere e moderna”, conclui.

Fonte: TJMG


  • Publicações765
  • Seguidores-1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações795
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/desembargador-fara-atendimento-remoto-via-skype-a-advogados/478925404

Informações relacionadas

Camila Vaz, Advogado
Notíciashá 8 anos

Juiz utiliza Skype para atender advogados

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

A tecnologia a serviço do Poder Judiciário e do cidadão.
Ao meu ver é uma atitude louvável, bem como as audiências por vídeo conferencia.
Garantem maior celeridade e acessibilidade dos usuários ao serviços essenciais de garantia da justiça. continuar lendo

@wmattje exato. Se há a possibilidade, que modernizemos.
Olha que o direito é uma área do conhecimento que anda carecendo e muito de modernização. continuar lendo

Excelente atitude do Desembargador, a tecnologia está ai para ser usada e se podemos fazer isso em nosso benefício, por que não? continuar lendo

Parabéns ao desembargador José Arthur Filho por sua atitude pioneira e que visa a celeridade dos processos! Que os demais desembargadores e juízes brasileiros adotem esta mesma atitude! continuar lendo

Parabéns ao Desembargador, ótima atitude.
Já perdi algumas horas de minha vida ao me deslocar para conversar com algum juiz ou desembargador, ser (ou as vezes nem ser) mal atendido por falta de vontade de quem deveria prestar a tutela jurisdicional.
Essa atitude, por si só, demonstra a vontade do julgador em ser prestativo, e colaborar com o cumprimento da justiça. continuar lendo