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19 de Abril de 2024

Loja online que anunciou lavadora com preço errado deve fornecer produto com o valor divulgado

Publicado por Perfil Removido
há 7 anos

Juiz decidiu que a empresa tem 10 dias para cumprir a oferta, sob pena de multa de R$ 5 mil.

Após anunciar em seu website uma máquina, com funções de lavar e secar, com o preço equivocado, inferior ao valor de mercado, uma loja de e-commerce foi condenada a fornecer o produto pelo custo divulgado.

O consumidor é de Domingos Martins, Região Serrana do Estado, e teve seu pedido cancelado, mesmo após realizar o pagamento dos R$ 413,11. O que levou a empresa ré ser condenada a fornecer o produto em 10 dias, sob pena de multa de R$ 5 mil.

Em sua defesa, a empresa alegou que teria ocorrido um erro em seu site. Com a falha, houve a veiculação do preço errado, que foi reparado em poucas horas. A ré teria afirmado ainda que a compra não foi finalizada, sendo automaticamente cancelada, pois não havia nenhum débito no cartão de crédito do autor, que teve o valor estornado.

Por fim, afirmou não ter vendido nem entregue nenhuma lavadora pelo preço informado pelo autor, cancelando todas as vendas realizadas durante a vigência do preço equivocado.

Porém, para o magistrado da 1º Vara de Domingos Martins, além de sequer fazer uma errata do valor em seu site, restou provado que o produto foi ofertado por R$ 413,11 e o pagamento chegou a ser debitado do cartão de crédito do autor, configurando então a finalização da compra.

Assim, o juiz concluiu que, mesmo fruto de um equivoco, tem-se configurado o princípio da vinculação contratual da oferta, que obriga o fornecedor a cumprir o anunciado, nos termos do Código de Defesa do Consumidor.

Processo nº: 0001148-40.2016.8.08.0017

Fonte: TJES

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2 Comentários

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Clara hipótese de erro grosseiro, em que o fornecedor não pode ser obrigado a cumprir a oferta.

Pesquisando na internet a referida lavadora custa, em média, R$3.700,00 (três mil e setecentos reais), sendo que foi anunciada a pouco mais de R$400,00 (quatrocentos reais), ou seja, por quase 10% do seu preço de mercado. Assim, qualquer consumidor de diligência mediana constata que se trata de erro grosseiro.

Talvez a sentença seja revertida em grau de recurso. continuar lendo

Virou oportunismo. continuar lendo