Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Apenado em prisão domiciliar não pode frequentar culto noturno

Publicado por Perfil Removido
há 7 anos

A 1ª Câmara Criminal do TJRS negou o pedido de um preso em regime domiciliar que solicitou autorização para frequentar culto religioso durante o período da noite, quando deveria estar recolhido. Os Desembargadores confirmaram a decisão da Vara de Execuções Criminais (VEC) da Comarca de Ijuí.

Caso

O autor da ação, que cumpre pena por homicídio, ingressou com pedido junto VEC da Comarca de Ijuí para que pudesse frequentar culto religioso durante a noite. Segundo a Defensoria Pública, responsável pela defesa do autor, "embora não esteja prevista a autorização para que o apenado possa frequentar cultos religiosos, o direito à assistência religiosa é previsto, tanto na Lei de Execução Penal, como na Constituição Federal".

A Juíza da VEC Maria Luiza Pollo Gaspary indeferiu o pedido e o autor recorreu da decisão.

Recurso

No TJRS, o relator do recurso foi o Desembargador Manuel José Martinez Lucas, que manteve a decisão.

O magistrado explica que a Constituição Federal, em seu artigo , incisos VI e VII, assegura a todos o livre exercício dos cultos religiosos, bem como possibilita, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva. Também, o artigo 24 da Lei de Execução Penal dispõe que "a assistência religiosa, com liberdade de culto, deverá ser prestada aos presos e aos internados, permitindo a participação nos serviços organizados no estabelecimento penal, bem como a posse de livros de instrução religiosa.

Porém, conforme explica o Desembargador Manuel, mesmo que seja garantido ao apenado o exercício do direito à assistência religiosa e à liberdade de culto, a lei refere-se à participação dos detentos em cultos religiosos a serem realizados no estabelecimento penal.

"Portanto, a lei não disciplinou a participação religiosa dos apenados fora do presídio, como no caso, em que o agravante, em prisão domiciliar, postula a frequência à igreja fora do estabelecimento prisional e à noite, período em que deve estar recolhido à sua residência. Assim, a concessão da benesse não se mostra adequada e compatível com a prisão domiciliar deferida, devendo o apenado adequar-se ao cumprimento da pena nos moldes estabelecidos", afirmou o magistrado.

Também participaram do julgamento e acompanharam o voto do relator os Desembargadores Sylvio Baptista Neto e Honório Gonçalves da Silva Neto.

Proc. nº 70073256042

Fonte: TJRS

  • Publicações765
  • Seguidores-1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2566
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/apenado-em-prisao-domiciliar-nao-pode-frequentar-culto-noturno/488980473

Informações relacionadas

Valter Zanato, Advogado
Modeloshá 3 anos

Modelo de Pedido Para Prática Religiosa em Presídio.

ContratoRecurso Blog, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo De Revisão Criminal - Tráfico De Drogas

Modeloshá 11 anos

Entidade Religiosa / Igreja - registro de estatuto e homofobia - Parecer MP

Artigosano passado

Como funciona a saída temporária (saidinha)? Guia completo

Nikolas Bastos, Advogado
Artigoshá 4 anos

Como funciona a Tornozeleira Eletrônica? 4 coisas que você precisa saber

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)