Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Justiça proíbe utilização de termo pejorativo como nome ou sobrenome de senador

Publicado por Perfil Removido
há 7 anos

Decisão interlocutória da 6ª Vara Cível de Brasília ratificou o exposto em liminar que proibiu o Diário do Centro do Mundo – DCM e seus jornalistas responsáveis de utilizarem o termo "helicoca" como parte integrante do nome ou sobrenome do proprietário de aeronave envolvida em ilícito, no caso o senador José Perrella de Oliveira Costa.

O autor ingressou com ação visando à remoção de todas as matérias jornalísticas do jornal impresso, do site e do youtube, de responsabilidade dos réus, vinculando seu nome a fato criminoso envolvendo helicóptero de sua propriedade, apreendido por ter sido utilizado na prática de tráfico de drogas. Alegou, para tanto, que o helicóptero de sua família fora utilizado pelo piloto, sem qualquer autorização, para o ato ilícito.

Ao proferir a liminar, a juíza substituta destacou que "a liberdade de expressão, que é a regra, só poderá ser afastada quando houver o inequívoco exercício abusivo do direito, com divulgação de informação inverídica ou ofensiva à honra, à imagem e à privacidade da pessoa". E consignou que a análise integral do pedido só poderia ser feita diante de mais esclarecimentos - que deverão ser carreados aos autos após o exercício do contraditório e da ampla defesa.

De outro lado, registrou a julgadora, "entendo que a expressão 'Helicoca' como se fosse o nome ou o sobrenome do requerente é ofensiva e neste contexto, estando evidenciado o exercício abusivo do direito de expressão somente neste ponto. Sobretudo porque os documentos anexados ao feito até o momento evidenciam que o autor sequer foi acusado em Juízo do tráfico de drogas praticado no uso de seu helicóptero".

Diante disso, deferiu parcialmente a tutela pleiteada pelo autor, tão somente para determinar a exclusão, pelos réus, de todas as publicações da expressão "Helicoca" como se fosse o nome ou sobrenome do autor, sob pena de multa de R$ 1mil, por publicação.

Os réus contestaram a liminar, mas a decisão foi mantida pela titular da Vara.

Processo: 2016.01.1.115373-3

Fonte: TJDF

  • Publicações765
  • Seguidores-1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2213
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-proibe-utilizacao-de-termo-pejorativo-como-nome-ou-sobrenome-de-senador/493243848

18 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

"Alegou, para tanto, que o helicóptero de sua família fora utilizado pelo piloto, sem qualquer autorização, para o ato ilícito."

Hum hum.
A gente compreende. continuar lendo

Bom, se não podemos usar o termo "helicoca" que tal cocacoptero? continuar lendo

Investigar a meia tonelada de cocaína presa na fazenda do sujeito dentro do helicóptero dele a justiça nao quer né. A justiça brasileira é uma piada. continuar lendo

Justiça, qual ??? continuar lendo

Pode até apagar todos os adjetivos negativos à pessoa deste infeliz... mas já está marcado pro resto da vida política dele, que não volte nunca mais a manchar o Congresso Nacional. continuar lendo

Menino, o que é uma mancha a mais naquele lugar????? continuar lendo