Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Lei que determina aos cartórios incluir nome de corretor nas escrituras de imóveis é inconstitucional

Publicado por Perfil Removido
há 7 anos


O Conselho Especial do TJDFT julgou inconstitucional a Lei 5.747/2016, que dispõe sobre a obrigatoriedade de os cartórios sediados no Distrito Federal incluírem, nas escrituras, o nome e a inscrição no Conselho Regional de Corretores de Imóveis – CRECI da pessoa física ou jurídica responsável pela intermediação de negócio imobiliário.

De acordo com a decisão do colegiado, a referida lei, de autoria parlamentar, fere a competência exclusiva da União para legislar sobre a matéria, incorrendo em vício formal de iniciativa. “É evidente que o diploma legislativo distrital versa sobre disciplina de Registros Públicos e Direito Civil, em manifesta invasão da competência privativa da União para legislar acerca do tema. Depois, o diploma distrital trata da atividade notarial e de registro em si, invadindo mais uma vez a competência da União, conforme se infere do art. 236, § 1º, da Constituição Federal”.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade foi proposta pelo MPDFT. Segundo o autor, o ato normativo impugnado, tendo como paradigma o art. 14 da Lei Orgânica do Distrito Federal, é materialmente incompatível com o art. 22, I e XXV, da Constituição Federal, por invadir a competência da União para legislar acerca de Registros Públicos e Direito Civil. Informou que a norma impugnada tem origem parlamentar e, se não bastasse, foi integralmente vetada pelo Governador do Distrito Federal.

À unanimidade, os desembargadores do Conselho Especial decretaram a inconstitucionalidade da Lei Distrital 5.747/2016, com efeitos para todos e retroativos à data de sua edição.

Processo: 2016.00.2.016910-3

Fonte: TJDF

  • Publicações765
  • Seguidores-1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações973
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lei-que-determina-aos-cartorios-incluir-nome-de-corretor-nas-escrituras-de-imoveis-e-inconstitucional/508833241

Informações relacionadas

Lei que determina aos cartórios incluir nome de corretor nas escrituras de imóveis é inconstitucional

GEN Jurídico, Editor de Livro
Artigoshá 6 anos

Área Urbana e Área de Expansão Urbana

Supremo Tribunal Federal
Jurisprudênciahá 8 meses

Supremo Tribunal Federal STF - AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE: ADI 3748 PR

Supremo Tribunal Federal
Jurisprudênciahá 5 anos

Supremo Tribunal Federal STF - AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE: ADI 5663 PI

Maria Carolina Priolli, Advogado
Artigoshá 6 anos

Redução de capital social: entenda as vantagens desse recurso

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Pode até ser inconstitucional, mas é uma necessidade, tendo em que muitos corretores não prestam serviço leal, deixando passar detalhes importantes para que negócio "saia" logo! Seria uma forma de fazê-los assumir a responsabilidade que lhes cabe por negligência e imperícia. continuar lendo

Isso, são pessoas, que não querem pagar IR., Eu acho correto, assim quem sabe nos conseguiríamos, combater os Picaretas. continuar lendo

Permita-me fazer só uma correção: no início do segundo parágrafo, ao invés de competência exclusiva, trata-se de uma privativa, não?

"Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre: I - direito civil, (...)" (CF/88) continuar lendo

Já temos burocracia demais e ainda querem inventar mais uma?! Só quem ganha com isso são os cartórios. Ainda bem que já foi barrada! continuar lendo