Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

TJ revoga liminar que proibia abate de animais no Pampas Safari

Publicado por Perfil Removido
há 6 anos

O Desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa, revogou nessa quarta-feira (29/11) liminar que havia determinado a suspensão de novos abates sanitários, sob pena de multa de R$ 50 mil por cervo abatido.

A ação civil pública foi proposta pelo Ministério Público na Comarca de Gravataí. O Pampas Safari ingressou com recurso (agravo de instrumento).

Recurso

O Desembargador Arminio, integrante da 21ª Câmara Cível do TJ, afirmou que a legislação que proíbe o abate de animais não prevê espécies exóticas.

"Por mais que se queira estender o conceito de patrimônio público e a proteção ao meio ambiente (embora não tratado, diretamente, no parágrafo 1º do art. , Lei nº 4.717/65), fato é que o art. 29, Lei nº 9.605/98, não inclui espécies exóticas na sua tutela (Art. 29 ¿ Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida", destaca o magistrado.

Conforme o relator, o abate sanitário tem respaldo em orientação do IBAMA e Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

"A decisão recorrida, em suma, contraria determinações de órgãos técnicos idôneos, propicia expansão de situação de risco de contaminação, a par de impor custos elevados à agravante", ressalta o Desembargador Arminio.

Processo nº 70076028323

Fonte: TJRS

  • Publicações765
  • Seguidores-1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações807
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-revoga-liminar-que-proibia-abate-de-animais-no-pampas-safari/526929268

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)